quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Guarani Mbyá


Os Guarani Mbyá que residem hoje na aldeia Nova Jacundá, município de Jacundá, são provenientes da região Sul do país. Após a separação dos outros grupos Guarani que vivem em São Paulo e até mesmo no Paraguai, seguiram uma migração inédita na rota deste povo, chegando ao Pará em 1994, onde ficaram agregados aos Gavião na Terra Indígena Mãe Maria até que em 1996 o CTI (Centro de Trabalho Indigenista) e a FUNAI adquiriram uma área de terra com uma extensão de 480 hectares, doando a comunidade.

Uma vez estabelecidos e organizados na nova terra os Guarani fundaram uma Associação Indígena que ao longo dos anos vêm trabalhando no sentido de representar o grupo perante os órgãos públicos e privados em nível regional e nacional, fortalecendo a união e a organização tradicional do grupo, bem como promovendo ações conjuntas em defesa dos direitos e interesses comuns da comunidade, entre outros.
Ocorre também que através da referida Associação, a comunidade Guarani conseguiu ainda captar alguns recursos financeiros junto ao Governo do Estado, através de um dos seus programas, chamado Raízes, que os ajudou a melhorar o plantio do arroz e do milho na comunidade.
Junto ao CIMI (Conselho Indigenista Missionário) local, conseguiram via MANITESE, uma instituição filantrópica de cooperação internacional italiana, recursos que possibilitou a aquisição de algumas cabeças de gado leiteiro para ajudar na alimentação da comunidade, bem como telhas de barro para cobrirem suas casas.
Com o CTI (Centro de Trabalho Indigenista), os Guarani também vem desenvolvendo um importante e rico trabalho de intercâmbio cultural com os seus parentes localizados no interior do estado de São Paulo, ajudando-os a fortalecer a identidade étnica e cultural do grupo.

2 comentários:

  1. Prezada Regina,
    É um prazer encontrar seu blog! gostaria de um telefone de contato, para conversarmos sobre direitos autorais. Estamos com uma música que é guardada pela MBYA, segundo Marlui Miranda e pretendemos gravá-la. Meu telefone 32 9923 3922, pode me ligar a cobrar também. Desde já lhe agradeço a atenção e aguardo seu contato.
    Soraia Moraes
    soraiamoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. A aldeia não fica no município de Rondon do Pará?

    ResponderExcluir